sexta-feira, 20 de novembro de 2009

ESTALINEGRADO - 19 DE NOVEMBRO DE 1942



UMA DATA HISTÓRICA

Há precisamente 67 anos a sorte da Segunda Guerra Mundial começou a mudar em Estalinegrado.
Depois de derrotas sucessivas do Exército Vermelho, algumas delas de dimensões verdadeiramente catastróficas, num dos pontos mais oriental da frente leste, nas margens do Volga, em Estalinegrado, travou-se uma das mais terríveis batalhas da história da guerra, de todas as guerras.
Dois grandes correspondentes de guerra soviéticos, Vasili Grossman e depois Konstantin Simonov, que o substituiu em Janeiro de 1943, relatam em páginas que ficarão para sempre na história da literatura, principalmente as Grossman, os horrores da Batalha de Estalinegrado.
Precisamente no dia 19 de Novembro de 1942, depois de uma mudança da situação que já se começava a desenhar desde 15 de Novembro, o Exército Vermelho lançou, no flanco norte do 6.º exército alemão, guardado pelo III Exército Romeno, a Operação Uranus, que ditou definitivamente a sorte da batalha. Porém, a guerra em Estalinegrado continuou, sangrenta, até à completa rendição das tropas alemãs, em 2 de Fevereiro de 1943.
Estalinegrado é um momento único da história contemporânea, é um daqueles episódios determinantes para o destino da humanidade. Estalinegrado simboliza o fim do nazismo, a vitória de um povo em armas que luta pela sua libertação e uma grande esperança para a democracia. Mas é também um momento paradoxal da história contemporânea. Como e quando o povo vitorioso iria alcançar à sua própria libertação?
A luta continua, o opressor vai mudando de face, mas nunca muda de objectivos. Um dia será derrotado!

1 comentário:

Anónimo disse...

Para muitos estudiosos foi realmente a batalha travada na região da então Estalinegrado que marcou o ponto de viragem da II GG. Digo para os estudiosos, porque para a maioria é o famoso dia D. A parte da guerra que se desenvolveu na Rússia, melhor na Ex-URSS, esmaga pela dimensão da devastação, penso que nunca atingida, seja em meio envolvidos seja pela catástrofe humana, sobretudo dos povos invadidos mas também entre as forças nazis e aliados (o papel do húngaros, romenos etc. etc. é normalmente branqueado, não sei porquê). Em Estalinegrado Hitler e Goering começaram a perceber que a coisa estava a mudar -veja-se a patética promoção de von Paulus-. Mas a confirmação da viragem terá sido a derrota na chamada bolsa de Kursk, onde se enfrentaram forças jamais e até hoje vistos. Enquanto no leste se desenvolvia um drama de dimensões quase cósmicas, os futuros vencedores preparavam o decisivo desembarque na Normandia.... É assim que se faz a história.