quinta-feira, 19 de novembro de 2009

AS RELAÇÕES DA AMÉRICA COM A CHINA




UMA ENTREVISTA CONCISA QUE VALE POR DEZ CONFERÊNCIAS

Andamos todos tão embrenhados na questão das escutas e nos problemas da moralidade caseira, melhor, da falta dela, que nem sequer temos dado à viagem de Obama à China a importância que merece.
Tal como a viagem de Nixon, em 1972, foi muito importante para os destinos da humanidade – muito mais importante do que alguns à época tentaram fazer crer – também esta viagem de Obama parece estabelecer um novo marco no domínio das relações internacionais.
A China e a América estão hoje umbilicalmente ligadas pela economia, de tal modo entrosada nas relações bilaterais, que nenhum dos dois arrisca unilateralmente dar um passo susceptível de produzir grandes efeitos no outro. As próximas décadas vão ser de entendimento e de partilha de responsabilidades, exercício no qual os chineses vão sempre estar mais à vontade do que os americanos.
Liu Xuecheng, conselheiro do governo chinês, professor convidado da Universidade do Texas, um quadrimestre em cada ano, e Vice-presidente do Centro de Relações China-Estados Unidos, dá uma curta e concisa entrevista ao El País, mais elucidativa do que muitas conferências

Sem comentários: