segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

CHÁVEZ GANHOU O REFERENDO



A DIREITA PROTESTA

A direita protesta quando o socialismo não vai a votos e protesta com a mesma veemência quando o socialismo vai a votos. Ou seja, a direita protesta contra o socialismo. Se vai a votos e ganha chama-lhe populismo; se não vai a votos, chama-lhe ditadura.
Depois há outra forma de protesto, mais subtil, que é dizer que na Venezuela se está fazendo o caminho inverso ao “nosso”. O “nosso” caminho é o da limitação dos mandatos (de cargos unipessoais, os outros não), o deles é o da não limitação. Neste adjectivo possessivo está subentendida ideia de que a razão está sempre do lado do que é “nosso” (mesmo como pronome), porque “nossa” superioridade impõe a prevalência dos “nossos” modelos.
Outros, menos dados a subtilezas e apostando sempre na iliteracia política, dão a entender que Chavez se fez eleger presidente vitalício.
Pois é, sobre sistemas eleitorais haveria muito a dizer. Mas se há sistema que não seja recomendável, ele é certamente o nosso. Coarcta a liberdade de apresentação de candidaturas independentes, de gente sem partido, irresponsabiliza o eleito perante o eleitor, degrada o mandato representativo, tornando-o incondicionado e transforma a soberania popular em “soberania partidária”.

Sem comentários: