quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

UM ERRO CRASSO E GRAVE


O IRÃO DE A a Z NO P2 DO “PÚBLICO

O jornal Público, no P2, publicou hoje um extenso artigo sobre o Irão, denominado: “O Irão de A a Z – Três décadas de Revolução Islâmica”.
Fui directamente à letra M, porque me interessava saber o que a jornalista dizia sobre Mossadegh. A decepção não poderia ser maior. Veja-se o que lá se escreve. “ (…) num golpe orquestrado pela CIA, em 1953, que derrubou o primeiro-ministro Mohammad Mossadegh, um democrata que ousou nacionalizar a Anglo-Iranian Oil Company (AIOC). Ao fazê-lo provocou a ira de Churchill, que, por sua vez, convenceu Roosevelt a depor o aristocrata qajar, invocando o perigo de o Irão cair nas mãos dos comunistas do partido Tudeh e da URSS”.
Perante isto, já não li mais nada. Há aqui vários erros. Em primeiro lugar, a AIOC foi nacionalizada em Março de 1951; em segundo lugar, quem governava a Inglaterra à época da nacionalização era Attlee (partido trabalhista); Churchill (partido conservador) só regressou ao poder em Outubro desse ano; em terceiro lugar, quando a AIOC foi nacionalizada, o presidente americano era Truman (D); em quarto lugar, quem autorizou o golpe foi Eisenhower (R).
Não se trata apenas de uma questão de factos, trata-se de muito mais do que isso. Além de constituir um insulto à memória de Roosevelt (D), falecido em 1945, dizer que Churchill o convenceu a fazer o golpe contra Mossadegh, tal afirmação constitui também uma mistificação histórica relativamente a H. Truman, que, não somente se opôs firmemente à invasão do Irão, que os colonialistas britânicos queriam desencadear para retomar o domínio da companhia, como recebeu em Washington Mossadegh, quando este se deslocou à América para participar num debate nas Nações Unidas sobre a nacionalização da companhia. Recebeu-o e teve-o como hóspede durante muitos dias, inclusive com direito a internamento e a tratamento médico no melhor hospital militar americano!
O golpe foi efectivamente instigado por Churchill e perpetrado pela CIA de Allen Dulles e pelo seu irmão Foster Dulles, Secretário de Estado, em colaboração com os serviços secretos britânicos, e com a conivência e assentimento de Eisenhower, tendo sido operacional no terreno um neto de Theodore Roosevelt (republicano).
Foi um golpe pérfido, cobarde, ao serviço do colonialismo britânico, contra a tradição anticolonial americana, que esteve na origem de tudo o que até hoje se passou desde a deposição do Xá.
Muito mais haveria para dizer sobre Mossadegh e o Irão, restando-nos a esperança que Obama, educado em Harvard, tenha lido os grandes historiadores americanos, e peça desculpa pelo ignominioso golpe de 1953!

Sem comentários: