quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O ATRASO PORTUGUÊS



QUE FAZER COM ESTES ECONOMISTAS?


Portugal deve ser o único país do mundo onde os economistas, intelectuais orgânicos de um capitalismo falido, são recorrentemente chamados a emitir opiniões sobre a crise, como se alguma luz pudesse irradiar da opinião daqueles que contribuíram para lançar o mundo na grave situação em que se encontra e que, como se isso não chegasse, ainda não compreenderam o que se está a passar.
Hoje à noite, na SIC Notícias, que prima pelo comentário mais retrógrado, ouvimos um saudosista do salazarismo, um neoliberal de direita que já foi membro de um governo PS, como “ajudante” de Pina Moura, e um terceiro que se diz contra várias coisas sem se perceber muito bem quais aquelas de que está a favor.
O saudosista do salazarismo lamenta que não tenhamos agora a herança de Salazar, perdão, do Doutor Salazar, para afrontar a crise. Agora o que temos são dívidas! Acha o desemprego normal, mesmo que atinja números mais elevados, e perpassa em todo o seu discurso uma imputação de responsabilidades a alguém indefinido mas que claramente se não situa na área do capital.
O representante (orgânico) do capital financeiro não concorda com investimentos públicos, não é de opinião que os bancos estejam a restringir o crédito, considera a dívida incomportável e acha que o nosso futuro está nas exportações!
Começa a ser obsceno ter de ouvir esta gente na televisão…

2 comentários:

Raimundo Narciso disse...

Estou a ver o bicho mesmo sem ter visto o programa.
Estou céptico quanto às potencialidades regeneradoras do monstro, já não digo para virar isto de pernas para o ar mas ao menos para uma larga reviravolta. Sabes meu velho falta o Sujeito nesta História. Falta a força ORGANIZADA que possa sustentar alguns líderes mais afoitos.
Dei uma espreitadela ao livro do Krugman "O Regresso da Economia...". É de 1999 com uma actualização de 2008. Das páginas que li/folheei parece-me bem interessante e premonitória a sua análise da crise do Oriente nos anos 90 e da América latina suponho que se referirá à Argentina e não só. Não há por aí nenhum Marx. Mas também não era preciso tanto.
Temos que ir almoçar um destes dias.

Anónimo disse...

A grande notícia do dia, de que somente hoje, terça-feira de Carnaval, pude tomar conhecimento, é o regresso do Raimundo Narciso à blogosfera, no Puxa-Palavra!
Vamos lá ver se é para ficar, como todos desejamos!
CP