terça-feira, 17 de novembro de 2009

AS DECLARAÇÕES DE MÁRIO SOARES SOBRE A "FACE OCULTA"



UMA INTERVENÇÃO QUE NOS FAZ PENSAR

Já li em vários jornais, até estrangeiros, as declarações de Mário Soares sobre o processo “Face Oculta”. Parece não se correr o risco de se estar a interpretar as suas palavras fora do contexto, tão unívoco é o sentido que delas resulta no contexto em que estão inseridas.
Sendo Mário Soares para os socialistas uma referência do PS e até, para muitos outros, uma referência da democracia portuguesa, esperar-se-ia que, neste momento de grande descrença dos cidadãos nas instituições democráticas, muito por força dos políticos que as integram, se alguém com responsabilidades históricas no regime democrático falasse sobre este assunto fosse para fazer um apelo às virtudes republicanas e uma condenação sem reticências da promiscuidade entre política e negócios, que desde há muito tempo vem minando a vida política portuguesa por força da corrupção da sua classe política.
Mas não, as declarações de Mário Soares estão ao nível das de Vieira da Silva e de Santos Silva. E perante tal constatação é legitimo que nos interroguemos sobre se a razão de ser dos problemas com que Vara, Penedos e Sócrates se defrontam, para falarmos apenas nos casos mais recentes, não devem procurar-se no ADN do Partido Socialista. E se não será aí que reside a explicação para a auto-exclusão de pessoas como Salgado Zenha ou António Arnault e a marginalização de muitas outras ao longo da história do PS.

4 comentários:

Anónimo disse...

Estou a ver o João Soares na SIC-N. Também ele está - toda a família Soares está e lá terá as suas razões - muito preocupada com as escutas e outras "violações da vida privada" (sic(

Anónimo disse...

É de trazer aqui à lembrança toda a estória de Macau, no consulado de Melancia, nomeado por SOARES.
A questão do 'fax', levou até que o jornal INDEPENDENTE, no tempo de Portas, aquando de umas eleições presidenciais, titulasse na 1ª página 'SOARES É FAXE' (um dos slogans da campamha era 'Soares é fixe).
CA

Raimundo Narciso disse...

Isto está uma enorme chafurdisse. Mas isso do ADN do PS até me deu para rir. Se vais por aí vais encontrar os genes por todo o lado. Nuns, com mais tradição, mais patine, fazem a coisa pelos milhões bancários ou pelos milhões submarinos. Gente recém-chegada estrebucha na sucata com apenas umas centenas de milhar. Mas por que razão a sucata faz muito mais alarido que um BPN ou BPP ou milionários submarinos? Porque afinal roubalheiras de centenas de milhar (assucatadas:))xinfrinam muito mais que centenas de milhões? Aqui está um enigma que não consigo descobrir mas deixo à tua consabida sagacidade e à tua exccelsa pena revelar. Abraço PS.: (post sriptum:)) É tardíssimo e agora, óh meu, tenho de ir ler esses quilómetros de post jurídicos ?

JMCPinto disse...

Meu Caro Raimundo

Tens toda a razão. Aliás, quando escrevi sobre nova directora do Público e sobre o pedido de esclarecimentos no Parlamento de MFL coloquei a questão nos mesmos termos em que tu a colocas.
A verdade é que a declaração de Soares me caiu mal, muito mal mesmo...
Abraço
CP