sexta-feira, 27 de novembro de 2009

CAVACO RECUSA CONVITE PARA PRESIDIR À HOMENAGEM A MELO ANTUNES



UM ACTO DIGNO!

No jornal em que li esta notícia não havia qualquer referência às razões que terão levado Cavaco Silva a recusar o convite que o Eng. Fernando Melo Antunes, irmão do homenageado, lhe dirigiu para presidir para presidir ao colóquio hoje promovido para assinalar o décimo aniversário da morte de Ernesto Melo Antunes.
Acho que é acto digno de Cavaco Silva. Constituiria uma profunda hipocrisia a sua presença na Gulbenkian. Cavaco nada tem a ver com o MFA, nem com o 25 de Abril. Não pode ser criticado.
Os ex-presidentes eleitos posteriores ao 25 de Abril estiveram presentes.
Ramalho Eanes deve tudo ou quase tudo a Melo Antunes. Jorge Sampaio sempre foi durante todo o PREC um meloantunista convicto. Soares, pelo contrário, desconfiava de Melo Antunes, pelo menos desde 1969, e, quanto a militares, com quem verdadeiramente se dava, depois do 25 de Abril, era com alguns spinolistas. Nunca compreendeu o MFA. Nunca apoiou Melo Antunes, nem qualquer outro militar do que depois se veio a chamar o grupo dos 9, até que, por força dos “eventos de Junho de 1975”, acabou por fazer uma aliança meramente táctica com aqueles militares da qual logo se desligou mal as circunstâncias o permitiram. Se há ingratidão em política e se essa ingratidão tem um nome, ela chama-se Mário Soares. Fica sem se perceber se a sua presença é expiatória ou se tem em vista enganar a história…

7 comentários:

Anónimo disse...

simplesmente enganar a história. Egocêntrico como poucos e "sinceramente" deslumbrado consigo próprio, MS faz e fará tudo para que a história portuguesa dos ultimos 50-60 anos "se conte" com ele no centro dessa mesma historia, mesmo que tenha de fazer fretes ou de mentir descaradamente .

Anónimo disse...

E ainda dizem que é o 'pai da democraCIA' portuguesa ...
Onde ele estaria bem era numa homenagem a Frank Carlucci, que - quem sabe - qualquer dia poderá ser feita.
CA

Manuel Loureiro disse...

O artigo em questão bem merece as parvoices anónimas

JMCPinto disse...

Meu estimado leitor Manuel Loureiro

O artigo em questão baseia-se em factos. Factos históricos indesmentíveis.
Aliás, alguns dos que homenagearam Melo Antunes, porventura de uma forma mais diplomática, não deixaram de fazer referência ao que aqui sintecticamente se diz.
Como vivi os acontecimentos a que neste post se faz referência, não preciso de consultar nenhum livro de história, mas para quem os não tenha vivido ou deles já não se recorde, aconselho a leitura da obra de Maria Inácia Rezola

Manuel Loureiro disse...

Digno foi Soares ao aceitar o convite, reconhecendo a razão da homenagem. Indigno foi o de Cavaco porque o convite não foi à sua pessoa mas ao Presidente da República de todos os protugueses.

Anónimo disse...

Pela minha parte, devolvo a M. Loureiro a 'boutade' de parvoíce.
Factos são factos, basta ler RUI MATEUS, o ex- amigo de Soares, a quem ele abandonou. Basta lembrar com quem fez as coligações, quando era PM. De modo que, a quem tem memória, custa ouvi-lo agora perorar sobre o que se deve fazer do ponto de vista da esquerda, quando foi ele que primeiro 'meteu o socialismo na gaveta'.
Subscrevo como anónimo, com iniciais, e o autor do blog sabe quem eu sou.
CA

MANOJAS disse...

O ressentimento é terrível!