segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A PARTICIPAÇÃO DE PORTUGAL NO MUNDIAL DE 2010




NÃO HÁ MOTIVOS PARA OPTIMISMO

Por muito que o meu Amigo Coutinho de Almeida me desaprove, não há como não falar do Portugal-Bósnia e do futuro da selecção portuguesa na prova.
Apesar da vitória sem sofrer golos, muito dificilmente, a avaliar pelo jogo de Lisboa, Portugal se qualificará para a fase final.
Queiroz não soube, nem saberá jamais, criar uma equipa e, como se isso não bastasse, percebe pouco de futebol. Não houve adepto ou comentador que não lhe tivesse apontado as evidentes debilidades tácticas de que voltou a dar provas no jogo da Luz. E como Queiroz também não vai aprender em quatro dias, o que foi incapaz de compreender numa vida, não será legítimo esperar nenhuma melhoria na próxima quarta-feira. O que seguramente se vai assistir é a mais uma “lição” do competentíssimo treinador da Bósnia
Os pequenos incidentes da chegada da selecção à Bósnia, bem como o ambiente que rodeará o encontro, vão servir de desculpa. Mas de nada servem para atingir o objectivo em vista.
Se Portugal for à fase final, o que, a acontecer, ocorrerá por especial mérito dos jogadores ou por demérito da Bósnia, deveria criar-se um movimento de opinião destinado à substituição de Queiroz por alguém minimamente competente.

2 comentários:

Jurista disse...

Só li este post depois de ler e comentar o anterior. Este é que o Manuel de Andrade não subscreveria de certeza. Ele nem o Peyroteo e o Travassos (e muito menos o Coluna e o Águas) conhecia, quanto mais o Queirós.
Jurista

FJCoutinhoAlmeida disse...

Estas opiniões da FUTEBOLTEIA (dentro da excelência da POLITEIA) são como misturar os 'alhos' da razão com os 'bugalhos' da inutilidade.
Parece impossível que um Homem com tal poder de análise racional (quanto às coisas fundamentais da Vida) se deixe, de vez em quando,atrair por estas mesquinhices futeboleiras e patrioteiras - quando não clubísticas.
Claro que, se "o Futebol não é tudo na Vida" (como acaba de dizer o Presidente da Federação Alemã, a propósito do suicídio de um futebolista bem conhecido em Portugal; valia a pena abordar esta questão do estresse em geral ...), também é certo que "a Vida não é só Política", pois tem de haver espaço para os escapes das nossas pequenas paixões, incluindo as futeboleiras, tomar uns copos, sussurrar umas brejeirices.
Mas o espaço tem de ser procurado noutro lado, pelo que aconselho o brilhante (sem ironia) JMCorreiaPinto a criar um blogue onde essas pequenas coisas possam ser comentadas.
Há tempos, o seu Amigo - e assíduo interventor neste blog - JVC também exprimia uma opinião idêntica.
Mas, como eu tenho a este propósito redito, "é tão inteligente, corajoso, racional, brilhante ... como (nesta temática) teimoso, para não dizer casmurro" (está pluri...dito!)
Um abraço.