quinta-feira, 26 de junho de 2008

VALE E AZEVEDO, A COMUNICAÇÃO SOCIAL E O BENFICA


É A EFICÁCIA DA JUSTIÇA QUE ESTÁ EM CAUSA?

A comunicação social anda numa roda-viva com Vale e Azevedo. Directos de Londres e repórteres propositadamente deslocados para cobrirem todos os passos do conhecido advogado e próspero homem de negócios.
Pretende-se dar a ideia de que este é mais um caso de ineficácia da justiça portuguesa. Todavia, quem ouve Vale e Azevedo diria antes que se trata de um caso de excesso de zelo.
Seja como for, só por sensacionalismo jornalístico se transformou num caso esta situação. Se o homem está em Londres, com morada conhecida, ao alcance das diligências judiciais portuguesas, só poderá falar-se em ineficácia por descrédito na justiça inglesa. Que, realmente, talvez não aceite manobras judiciais com as do juiz Ricardo…
A verdade é que Vale e Azevedo só é notícia por ter sido presidente do Benfica. Surgido no Benfica entre o sonso Damásio e o triste Vilarinho, a que se seguiu um suburbano industrial de pneus, Vale e Azevedo foi o único que verdadeiramente esteve à altura dos seus interlocutores, daqueles que durante décadas dominaram e, em parte, ainda dominam o futebol português.
Hoje, chega a ser penoso ver o desdém com que tratam o Benfica, que, ano após ano, perde prestígio, respeitabilidade e valor.
Os episódios da presente época auguram um resultado ainda pior do que o do ano passado. Perdendo mais uma vez os melhores jogadores e contratando reservistas do Sporting e do Real Madrid, mais um ou outro veterano à espera de reforma, não será difícil prever que o novel director desportivo não chegará à Páscoa, mesmo que seja baixa, e que o inepto presidente permanecerá, vendendo ilusões a sócios e adeptos “muito esclarecidos”.
Prova de que o Benfica chegou ao grau zero da consideração desportiva, foi o modo como o presidente do Porto hoje se referiu a uma contratação: “Não, eu nem sabia bem o valor do homem. O ano passado só vi jogar o Benfica duas vezes – as vezes que jogou contra nós – e desses jogos só me lembro do Quim!”.

Sem comentários: