terça-feira, 3 de junho de 2008

HILLARY CLINTON GANHA FOLGADAMENTE EM PORTO RICO



OBAMA COM DIFICULDADES ENTRE OS LATINOS


A eleição de Porto Rico deu aquilo que já se esperava: uma vitória folgada de H. Clinton sobre Barack Obama por cerca de dois terços dos votos. Embora o resultado não seja do ponto de vista contabilístico importante, pois Obama continua a liderar a corrida à nomeação por larga margem, as sucessivas derrotas em estados ou territórios de predominância latina deixam antever as grandes dificuldades que Obama terá neste eleitorado.
Não vai ser fácil para Obama alterar a situação por mais imaginativa que a sua campanha possa ser na tentativa de cativar o voto hispânico. A distância que o separa deste eleitorado assenta muito no preconceito e o preconceito não se altera em poucos meses. Poderá porventura atenuar a situação a escolha de um parceiro de lista latino, mas tal composição é bem capaz de ser considerada excessiva no actual momento histórico.
Do lado de H. Clinton, começa a haver indícios de que a desistência pode estar próxima.
Segundo a CNN, Obama tem agora 2076 votos e H. Clinton 1917. Depois de resolvida a questão dos votos da Florida e de Michigan, são necessários 2118 para a nomeação.

1 comentário:

Matilde Ramalho disse...

Sr. Correia Pinto: não o conheço, mas venho dizer-lhe que aprecio muitíssimo o seu blogue, que visito diariamente. As suas opiniões são muito bem fundamentadas, a sua escrita muito clara, as suas posições muito serenas e progressistas. Obrigada!
Mat.