terça-feira, 11 de novembro de 2008

CONSTÂNCIO NO PARLAMENTO



OS PARTIDOS DA OPOSIÇÃO “APERTAM” CONSTÂNCIO


Na audição em curso, Constâncio mostrou-se igual a si próprio. Actuou correctamente, foi vigilante e o que aconteceu com o BNP em Portugal já ocorreu noutros países. Além de que, a sua acção até tem sido elogiada pelo FMI.
Portas não lhas poupou e tentou demonstrar que houve negligência grosseira de Constâncio. Entre muitos factos enumerados, parece que o ponto alto da sua intervenção se relaciona com o facto de Constâncio ter recebido uma denúncia documentada em 2 de Junho e de não ter dado andamento a essa denúncia durante cerca de três meses.
Em conclusão, Portas pede a sua demissão. A vingança serve-se fria…
Menos documentado, o PSD insistiu na mesma tecla: o BP não actuou com diligência.
O PS tenta reconduzir a interpelação de Constâncio a um ajuste de contas (por causa do déficite) e adianta uma explicação para o sucedido: o regulador tentou salvar o Banco e somente quando se convenceu de que o Banco não tinha saída é que actuou com mais intensidade! É uma boa explicação. No essencial, ela retrata o que se passou!
O PCP segue uma linha de argumentação próxima da do CDS: apresenta factos e pede explicações. Deixa a Constâncio a resposta sobre se tem condições para continuar.
O Bloco opta por atacar a "mafia" financeira e vai deixando Constâncio "respirar". Responsabiliza politicamente todos os que passaram pelo governo, ficando Constâncio mais apoiado.
Constâncio defende-se no estilo a argumentação já desenvolvida por M.J.Morgado, a propósito de uma outra situação. Diz ele, há fraudes, que não podem ser impedidas e cuja concretização não pode ser imputada à entidade reguladora. Só depois de cometidas, é que se sabe que as fraudes existem.
Obviamente, que a questão, como toda a gente percebe, não é essa. A questão é a supervisão não ter actuado depois de se saber que as fraudes, ou as graves suspeitas de fraude, existiam!
De facto, pôr na supervisão dos bancos gente intimamente ligada ao sistema financeiro é uma opção que não pode ser repetida.

Sem comentários: