terça-feira, 25 de novembro de 2008

A EQUIPA ECONÓMICA DE OBAMA



TIMOTHY GEITHNER, SECRETÁRIO DO TESOURO

Barack Obama confirmou hoje, em conferência de imprensa, a equipa económica que tem por missão afrontar a crise económica de “proporções históricas” em que o país está mergulhado.
Para Secretário do Tesouro foi escolhido Timothy Geithner, actual presidente da reserva federal de Nova York, que ostenta no seu curriculum nunca ter trabalhado para Wall Street, contrariamente aos seus antecessores mais conhecidos. É uma personalidade política respeitada, embora, entre os democratas, os sectores mais de esquerda tivessem preferido alguém mais intervencionista.
Lawrence Summers, que desempenhou idêntica função na administração Clinton, dirigirá o Conselho Económico Nacional, órgão de consulta do Presidente e Christina Romer, da Universidade de Berkley, encabeçará o Conselho de assessores económicos da Casa Branca.
Obama sublinhou mais uma vez que para afrontar a crise global “é necessária a colaboração com outros países para dar uma resposta conjunta” ao círculo vicioso em que está imersa a economia do país, marcando, assim, as distâncias relativamente ao unilateralismo do seu antecessor.

Sem comentários: