sábado, 15 de novembro de 2008

G20 REUNIDO EM WASHINGTON



UMA REUNIÃO PARA ESBOÇAR POSIÇÕES


A reunião que hoje à noite começou em Washington, na Casa Branca, dificilmente poderá produzir resultados visíveis, para além da vontade dos líderes mundiais de afrontarem a crise mundial.
Mas não irá além disso. Não refundará o capitalismo, nem institucionaliazará um segundo Bretton-Woods. Convocada por Bush, por insistência de Sarkozy, a conferência de hoje à noite vai apenas servir para os diferentes intervenientes esboçarem as suas posições.
Com a América em transição e, muito provavelmente, com ideias diferentes das duas Administrações, a cessante e a nova, sobre como afrontar a crise (Bush já deixou claro que seria contrário a qualquer excessivo intervencionismo) e com os países emergentes sem uma posição comum, o voluntarismo de Sarkozy não vai ser suficiente para arrancar um compromisso, com reflexos institucionais, aos demais parceiros de reunião.
Muito provavelmente, o acordo a que vão chegar é o de que terão que voltar a reunir-se no começo da primavera. Até lá, cada um trate de si!

Sem comentários: