segunda-feira, 4 de maio de 2009

AS GASOLINEIRAS NEM SEQUER DISFARÇAM


E A CONCORRÊNCIA OBSERVA

Gastou-se uma fortuna a colocar painéis nas auto-estradas a anunciar o preço da gasolina…para nada. Mais valia que o Governo ou a Brisa no início de cada uma delas, num dos painéis luminosos, mandasse afixar a seguinte mensagem: “A gasolina é toda ao mesmo preço”.
O que se passa é de facto uma vergonha. Sempre foi, desde a liberalização dos preços, só que com os painéis tudo é mais evidente. A partir de agora não pode haver dúvidas de que existe entre as gasolineiras um acordo para a fixação dos preços, que toda a gente percebe que existe…menos a Concorrência. Manuel Sebastião depois de nos ter dito, após um estudo que levou meses a elaborar, que o preço dos combustíveis em Portugal segue o preço do petróleo no mercado mundial, continua afanosamente à procura da acta de reunião onde se decidiu a cartelização!!!
Um exemplo, entre muitos que se poderiam enumerar, do que se passa noutros países: Nos Estados Unidos, o ano passado, em Abril, a gasolina andava perto dos 4 dólares o galão; este ano, no mesmo mês, podia comprar-se a 2,19. E não há preços iguais, mesmo dentro mesmo estado.
O que se passa em Portugal reclama uma de duas medidas. Se houvesse um governo de esquerda, a resposta adequada seria a nacionalização; com o governo que temos justifica-se, no mínimo, a fixação administrativa dos preços.
Ainda gostaria de saber quem pagou os painéis. Não acredito que tenha sido a Brisa, pois tudo indica não se tratar de uma medida prevista na concessão. Terá sido o Ministério da Economia, ou seja, os contribuintes? É que ninguém vê as gasolineiras a arcarem com esta despesa e, então, se foi o Estado, teríamos a suprema ironia de o ver a fazer uma enorme despesa para anunciar a cartelização do preço dos combustíveis!

Sem comentários: