domingo, 10 de maio de 2009

SPORT LISBOA E BENFICA



O FEITO DE VIEIRA


Poucos se dão conta do feito de LF Vieira, presidente do SLB, alcançado durante os anos que leva como presidente do clube ou como responsável pelo seu futebol, tão banal ele se tornou com o andar dos tempos. Aqui há uns anos atrás, antes da dupla Vieira/Vilarinho, as derrotas do Benfica eram sofridas por milhões de portugueses em Portugal e nos quatro cantos do mundo. Com Vieira, elas tornaram-se tão normais e tão naturais que mais ninguém lhes liga qualquer importância.
Os estádios onde o Benfica joga, a começar pela Luz, estão agora vazios, os jornais desportivos deixaram-se de se vender como dantes e, com excepção de meia dúzia de adeptos que teimam em acompanhar a vida do clube, a maior parte dos sócios e simpatizantes afastou-se e desligou-se emocionalmente do clube.
Que o Benfica perca ou empate com o Trofense, que seja derrotado por uma equipa europeia de que ninguém ouviu falar, que fique em 4.º ou em 5.º lugar no campeonato, cheio de derrotas, é assunto indiferente para quase todos aqueles que antes vibravam com o Benfica.
O desgaste e os estragos causados por Vieira e pela sua gente (que a maior parte das pessoas nem conhece, salvo, porventura, um triste Sílvio) são enormes e muito provavelmente irremediáveis.
Qualquer pessoa decente que estivesse no lugar de Vieira demitia-se. Qualquer pessoa decente que não fizesse da presidência do Benfica um projecto de realização pessoal à margem da vida e dos interesses do clube afastava-se imediatamente e encarregava o Presidente da assembleia-geral de encontrar uma solução, que, obviamente, teria de passar por eleições. Qualquer pessoa decente que tivesse colocado o Benfica na situação em que ele agora se encontra pediria inclusive a suspensão do vínculo de associado e não mais a restabeleceria até que fossem cabalmente investigadas as suas anteriores ligações com outros clubes.
Como certamente nada disto se vai passar, o mais provável é que o Benfica tenda a acabar como começou: um clube de um bairro de Lisboa!

Sem comentários: