sábado, 9 de maio de 2009

GUANTÁNAMO NUMA GRANDE ENCRUZILHADA


PODE TORNAR-SE EM BREVE NA PRIMEIRA VITÓRIA REPUBLICANA

Para se perceber até que ponto foi leviano o anúncio feito pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros oferecendo, incondicionalmente, o território português como lugar de acolhimento de presos de Guantánamo, nada melhor do que descrever o que se está passando na América.
Obama suspendeu por quatro meses os “julgamentos” dos tribunais especiais. Esse prazo termina no próximo dia 27 de Maio e ninguém sabe agora muito bem como resolver até lá a questão dos presos de Guantánamo.
Ontem, a Câmara dos Representantes negou-se a conceder ao Governo um crédito orçamental de 80 milhões de dólares, solicitado para a transferência dos presos de Guantánamo. A resposta foi muito clara: “Só o faremos quando nos apresentarem um plano claro”, disse David Obey, democrata, presidente da comissão competente.
O Governo não tem esse plano e os congressistas não querem correr o risco de ver transferidos para dentro dos Estados Unidos, mais concretamente, para as prisões dos estados por que eles são eleitos, prisioneiros que a população em geral não quer em solo americano. Além de que a transferência para território americano só iria complicar ainda mais as coisas, pois tendo sido praticamente todas as provas incriminatórias obtidas sob tortura, como o Governo Obama considera, e bem, elas iriam fatalmente ser declaradas nulas pelos tribunais e os respectivos presos restituídos à liberdade. E há presos que o Governo não pode pôr em liberdade, sob pena de meio mundo lhe cair em cima.
Enviá-los para o estrangeiro, e em que condições, também não se tem afigurado fácil, umas vezes porque há presos que ninguém quer receber (mesmo Portugal iria deparar-se internamente com muitas dificuldades), outras porque não se percebe bem em que condições seriam recebidos.
Uma coisa, porém, é certa: se até 27 de Maio nada acontecer, a suspensão termina e as “comissões militares” serão automaticamente restabelecidas. E lá se vai mais uma medida emblemática de Obama!

Sem comentários: