sábado, 9 de maio de 2009

SINGULARIDADES DA ESQUERDA DO PS


O CONSTANTE ADIAMENTO

Uma das particularidades mais frisantes da auto-intitulada esquerda do PS é o constante adiamento das medidas que preconizam. O tempo presente nunca é a altura de as aplicar ou de lutar pela sua aplicação. É sempre mais tarde.
Foi assim no último Congresso com as putativas moções alternativas e continua a ser assim agora. Aquando do Congresso tiveram o desplante de afirmar que mal souberam que o evento tinha por fim a consagração apoteótica de Sócrates, logo concluíram que aquele não era o momento adequado para discutir política e, muito menos, políticas alternativas. Não fossem ser mal interpretados e isso reflectir-se dramaticamente na composição das listas eleitorais!
Hoje os jornais dão conta que a corrente “Margem Esquerda”, ao que parece detentora de várias propostas de mudança (que não se percebe muito bem quais sejam), também acha que não é agora a altura adequada para lutar pela sua concretização. E diz mesmo, a propósito de uma delas, considerada a proposta-bandeira do grupo – as primárias – que até esteve na origem de uma carta aberta a Sócrates, que só será retomada nas próximas eleições.
É por esta e por muitas outras como esta, que as “esquerdas” do PS não são credíveis. Nunca é tempo de lutar pelo que dizem defender. São contra o neoliberalismo? Pois claro que somos, responderão. Mas permitem no mais tranquilo silêncio a privatização da ANA, as vergonhosas “parcerias” que o Governo já fez e quer continuar a fazer, a pouca-vergonha que se passa na energia e tudo o mais que se conhece.
Pois, a gente sabe. Agora não é tempo de tratar disso. Estão eleições à porta e listas para compor. É melhor esperar para daqui a quatro anos!

Sem comentários: