terça-feira, 5 de maio de 2009

HOMENAGEM A VASCO GRANJA


O GRANDE DIVULGADOR DA BANDA DESENHADA E DO CINEMA DE ANIMAÇÃO



Antes do 25 de Abril, conhecia Vasco Granja dos jornais, nomeadamente dos artigos sobre cinema de animação. Logo a seguir ao 25 de Abril, quando desempenhei as funções de Presidente do Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis, formamos, com a colaboração de Ernâni Pinto Bastos e Quintela, uma equipa de intelectuais e artistas para concepção de programas de animação para a juventude.
Nela participaram, Vasco Granja, no cinema e banda desenhada; Rui Mário Gonçalves, nas artes plásticas; Isabel da Nóbrega, na literatura; Mário Barradas, no teatro; e José Ribeiro da Fonte, na música. Esta equipa era coordenada por José Saramago, mais tarde Prémio Nobel da Literatura.
Datam dessa época as longas conversas com Vasco Granja e recordo o entusiasmo com que nos exibia algumas curtas-metragens de animação de alguns dos grandes nomes da época, como Norman McLaren. A ele se deve também, se a memória me não falha, a divulgação do Lápis Mágico, uma produção polaca.
Vasco Granja, um auto-didacta, manteve durante anos a fio um programa de animação na RTP.

2 comentários:

Anónimo disse...

Um grande HOMEM na divulgação da arte da banda desenhada o qual conheci pessoalmente pois tambem trabalhei na Livraria Bertrand. Senpre fui grande admirador de seu trabalho e grande apreciador das suas divulgações e é com pesár que recebo esta noticia mas convicto que alguem aparecerá para preencher o seu lugár. Páz á sua alma... Um grande bem há-ja...

Ana Paula Fitas disse...

Eu adorava o "Lápis Mágico"! Obrigado por me lembrar!... Vasco Granja é uma figura inesquecível que ajudou muitos de nós a crescer na companhia de uma animação pedagógica, pacífica, diversificada e de grande qualidade.