domingo, 28 de dezembro de 2008

AS AFIRMAÇÕES DE CADILHE SOBRE O BPN


NACIONALIZAÇÃO POR MOTIVOS POLÍTICOS?

Num longo depoimento transcrito pelo Correio da Manhã, Miguel Cadilhe afirma que a nacionalização do BPN teve motivações políticas que nunca foram clara e completamente expostas aos portugueses.
Depois de mais esta explicação de Cadilhe sobre as propostas alternativas que apresentou ao Ministro das Finanças, fica-se a saber, sem qualquer espécie de dúvida, de que tanto as propostas da administração do banco, como a solução adoptada pelo Governo são lesivas do interesse dos contribuintes. E fica também cada vez mais claro, que a solução correcta teria sido a falência, cobrindo o Estado os depósitos, nos termos da lei e apenas nos termos da lei, na medida em que o activo do Banco e do grupo em que ele estava inserido não fosse suficiente para os honrar.
Por último, fica-se sem perceber o quer Cadilhe dizer com motivações políticas. Estas afirmações sem um mínimo de fundamentação, se fossem levadas a sério, abririam a porta a todo o tipo de especulações. Acho que, em vez de entrar nesse jogo, o mais aconselhável será exigir que Cadilhe se explique. Se ele nada mais disser sobre o assunto, não será muito difícil tirar a conclusão.

Sem comentários: