terça-feira, 30 de dezembro de 2008

CAVACO ATACA FORTE

O CONFLITO ESTÁ INSTALADO

Tal como num casal há muito desavindo, qualquer motivo, por mais estúpido que seja, pode dar lugar às mais violentas consequências, também o Estatuto dos Açores serviu de pretexto para evidenciar o conflito latente que há muito se pressentia entre o Presidente e o Partido Socialista no poder.
O PS e os demais partidos parlamentares, consciente ou inconscientemente, aprovaram o Estatuto dos Açores com normas claramente inconstitucionais; Cavaco Silva, negligentemente ou propositadamente, não suscitou a fiscalização preventiva dessas normas ao Tribunal Constitucional. Preferiu fazer uma inusitada comunicação ao país, mal compreendida pela generalidade das pessoas; o PS, com as eleições dos Açores à porta, seguiu em frente e aprovou o diploma sem atender às reclamações de Cavaco. Desautorizado, Cavaco vetou o diploma. O PS, refém do PS regional, decidiu afrontar Cavaco e voltou a aprovar o diploma sem o alterar.
Cavaco, obrigado a promulgar o Estatuto, optou por lançar um forte ataque ao PS e a Sócrates, responsabilizando-os por cederem a interesses partidários em detrimento do respeito devido à Constituição. Acusou-os de deslealdade, de quebra de solidariedade institucional e de porem em causa o regular funcionamento das instituições.
Evidentemente, que neste conflito ninguém se lembra de responsabilizar a Assembleia da República porque toda a gente sabe que os deputados limitam-se a obedecer ao partido que os elege. A soberania não está na AR, mas nos partidos nela representados. Por isso, as palavras de Cavaco são contra Sócrates e contra o PS.
Depois do que aconteceu, Sócrates só tem duas saídas, qualquer que venha a ser a decisão do TC em sede de fiscalização sucessiva: ou inventa um candidato presidencial que possa derrotar Cavaco ou ganha as próximas legislativas por maioria absoluta. Se ficar com maioria relativa, e Cavaco permanecer no cargo, será feito em “picadinho”, não havendo “determinação” nem arrogância que lhe valha.

Sem comentários: