domingo, 28 de dezembro de 2008

A REPÚBLICA CHECA NA PRESIDÊNCIA DA UNIÃO EUROPEIA



COMO SE COMPORTARÁ VÁCLAV KLAUS?

Depois de uma presidência muito activa de Sarkozy, segue-se a da República Checa, que apresenta como grande ponto de interesse o desempenho pessoal de Václav Klaus, presidente da república Checa.
Embora o seu papel seja fundamentalmente protocolar, dada a natureza parlamentar do regime, é com alguma expectativa que se aguardam as suas intervenções em actos em que, por força do protocolo, tenha de presidir.
Para começar, já decidiu que a bandeira comunitária não será hasteada no Castelo de Praga, sede da presidência da República Checa, “por lhe fazer lembrar a da União Soviética”.
Klaus é um liberal puro e duro. Admirador confesso de Margaret Thatcher e da política de Bush, tem-se distinguido por atacar com alguma violência verbal aquilo a que chama a fúria controladora de Bruxelas. É um campeão da luta anti-ecológica, nega que haja mudança climática e combate as energias alternativas considerando-as um grande sorvedouro de dinheiros públicos.
É igualmente contra o Tratado de Lisboa, responsabilizando-o por agravar ainda mais a desigualdade entre os Estados no seio da União. Por fim, considera a presidência de turno pouco importante, porque quem verdadeiramente marca a agenda são as potências que comandam a União Europeia.
Enfim, tudo aponta para que Praga nos próximos seis meses possa vir a ser cenário para alguns acontecimentos divertidos.

Sem comentários: