quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

AS REPERCUSSÕES EM PORTUGAL DAS REVELAÇÕES DO EL PAÍS

ENTÃO, FICA TUDO NA MESMA?

As revelações contidas no documento publicado pelo El País, sobre o transporte ilegal de prisioneiros para Guantánamo, parecem ser de relevante importância para as investigações que o Ministério Público tem a seu cargo (estou a partir da suposição que essas investigações existem e que o processo não foi arquivado).
É que, pela primeira vez, um funcionário diplomático americano, em exercício de funções, assegurou ao governo espanhol que pedidos idênticos ao que ele estava formulando estariam naquela mesma altura a ser feitos nas demais capitais dos países sobrevoados.
Portugal foi um dos países sobrevoados. Há que indagar se houve algum pedido e, tendo havido, que resposta teria tido.
Desde as fontes abertas (que às vezes “falam” mais do que as outras) até averiguações de outra natureza, que são óbvias, e que não interessa aqui pormenorizar, o Ministério Público tem um vasto campo de acção que não pode desperdiçar ou menosprezar.
Subitamente, certas vozes muito audíveis na defesa dos direitos do homem e na imputação de presumíveis “crimes” a Durão Barroso, calaram-se...ou, quando falam, já é sem a eloquência doutrora...

Sem comentários: