terça-feira, 2 de dezembro de 2008

OS VÔOS PARA GUANTÁNAMO EM ESPANHA

AS CONSEQUÊNCIAS DO QUE SE SABE

Continua sob intensa polémica em Espanha a questão dos voos para Guantánamo, depois das revelações do El Pais.
As autoridades reconhecem que escalaram território espanhol 11 voos com destino a Guantánamo e que 13, provenientes desta base ou de outros países, sobrevoaram o espaço aéreo. Número muito reduzido face às conclusões do “Relatório Fava” do Parlamento Europeu que considera terem, pelo menos, 1245 sobrevoado o espaço aéreo europeu, 68 dos quais teriam feito escala em Espanha.
O PP, que não pode negar a documentação vinda a público, responsabiliza o PSOE pela filtração dos documentos, enquanto Moratinos, Ministro das Relações Exteriores, que continua a dizer que não tinha conhecimento de nada, garante a instauração de um inquérito, mas não assegura que o documento publicado pelo El Pais não esteja nos arquivos do ministério.
Os demais partidos vão levar o assunto ao Congresso e exigem que se apurem as responsabilidades de quem as tem.
A Audiência Nacional sempre tão pronta a encontrar culpados por violação dos direitos do homem nos quatro cantos do mundo tem agora uma excelente oportunidade para exigir responsabilidades em Espanha, tanto mais que os presumíveis delinquentes ainda estão todos vivos...O processo da Guerra Civil pode esperar...

Sem comentários: