quarta-feira, 5 de março de 2008

AS PRIMÁRIAS DE ONTEM


HILLARY GANHOU

Afinal, não se confirmaram as primeiras projecções, formuladas logo após o fecho das urnas. Em Vermont (15 delegados) ganhou Obama, como previsto, mas perdeu nos três outros estados em que havia eleições: Rhode Island (21), Ohio (141) e Texas (228). No pequeno estado da Nova Inglaterra a Senadora de NY venceu por uma margem confortável – 58% contra 40% -, venceu também folgadamente no Ohio – 55% contra 43% - e ganhou ainda no Texas pela margem mínima – 51% contra 48%. No Texas, porém, as contas são mais complicadas, já que dos 228 delegados apenas são escolhidos por votação directa 126. Os demais são escolhidos indirectamente (67) e por inerência (35), ou seja, a seguir à votação os eleitores participam de um caucus que indicará 67 delegados. Com menos de metade do caucus apurado (36%), Obama levava vantagem de 52% contra 68%. Os restantes 35 são superdelegados (congressistas, governadores, membros do Comité nacional democrata, etc.), sendo ainda cedo para se saber qual o sentido do voto.
Apesar de H. Clinton continuar bem atrás de Obama em delegados eleitos e de Obama ter averbado duas derrotas importantes, nomeadamente a de Ohio, pelas características do próprio estado, não é nada provável que qualquer deles, até Denver, desista, qualquer que venha a ser o resultado da Pensilvânia, 158 delegados (eleição a 22 de Abril).
Do lado republicano, John McCain, depois das vitórias de ontem (Vermont, Ohio e Texas), garantiu a nomeação, devendo receber hoje o apoio expresso de Bush.
A divisão dos democratas e a crispação, que a luta, até Agosto, entre ambos os candidatos não deixará de provocar, não auguram nada de bom para as hostes democráticas. Com os resultados de ontem e a indecisão que os mesmos provocam, os republicanos deram um grande passo na direcção da vitória.

Sem comentários: