sexta-feira, 28 de março de 2008

MOURINHO A CAMINHO DO INTER DE MILÃO


MOURINHO EM ITÁLIA PARA NEGOCIAR

Reina grande excitação nos media portugueses: Mourinho está em Itália para negociar a sua contratação como treinador do Inter, actual comandante da série A italiana.
Depois da sua passagem pelo Sporting, Porto e Barcelona como terceiro treinador ou, no dizer de outros, como intérprete de Bobby Robson, foi contratado, como treinador principal, pelo Benfica, de Vale e Azevedo, do qual saiu por culpa própria e de Vilarinho, em idênticas proporções. Tendo-se gorado seguidamente a hipótese de ser contratado pelo Sporting, rumou a Leiria, onde, enquanto esteve, fez um campeonato acima do nível médio da equipa. Depois foi contratado pelo Porto, no qual perdeu o campeonato então em curso e ganhou nos dois anos subsequentes a Taça UEFA, a Liga dos Campeões, duas Ligas portugueses e uma Taça de Portugal, além de uma Supertaça.
No Porto teve mérito e teve sorte. Teve mérito, apesar de muitos outros antes dele já lá terem ganho, porque soube construir uma equipa que custou muito menos do que o preço por que acabou por ser vendida. E teve sorte, porque a Liga dos Campeões, por factores a que ele é alheio, lhe foi particularmente favorável, não apenas pela categoria dos adversários que lhe calharam em sorte, mas também porque no jogo com o Manchester o árbitro, por erro, anulou um golo legal, cuja validação teria alterado o sentido da eliminatória. O mérito, todavia, indiscutivelmente existiu, pese embora o facto de Carolina Salgado ter dito que o presidente do Porto várias vezes havia sublinhado a circunstância de Mourinho não ter ganho só. Sendo talvez essa a razão por que continuam pendentes de averiguação, no Apito Dourado, alguns jogos do FCP, na era Mourinho.
A seguir, Mourinho foi contratado pelo oligarca russo, Roman Abramovich, Presidente do Chelsea. Com carta branca para contratar quem quisesse e com dinheiro a rodos, Mourinho, em três épocas, ganhou dois campeonatos na Inglaterra, feito que o Chelsea já não conseguia há 50 anos, ganhou uma Taça da Liga e uma Taça de Inglaterra. Não foi, porém, feliz na Liga dos Campeões, onde sempre foi eliminado, uma das vezes logo nos oitavos de final. Insatisfeito com o futebol praticado e com o rumo da equipa, apesar das multimilionárias contratações, Abramovich despediu Mourinho no logo início da quarta época, na sequência de alguns pequenos, porém ainda remediáveis, desaires.
E eis que Mourinho se apresta agora para treinar onde sempre desejou: num grande clube italiano. E nesse campeonato, se vier a ser contratado, Mourinho vai poder dissipar a dúvida que já paira no mundo do futebol (excepto nos seus indefectíveis apoiantes, como é óbvio): é ele um treinador especial, capaz de vencer em qualquer lado, nas excelentes condições que costuma ter, ou é ele apenas um bom treinador que perde e ganha como a maioria dos seus colegas? O campeonato italiano é o campeonato ideal para dar resposta a este desafio: se, por um lado, é indiscutivelmente um campeonato muito competitivo, apesar de algumas batotas que de tempos a tempos são descobertas, por outro lado é também o campeonato que melhor se adapta ao tipo de futebol praticado pelas equipas de Mourinho. A ver vamos.

Sem comentários: