sábado, 15 de março de 2008

A CORRIDA Á CASA BRANCA



A FLORIDA PODE IR DE NOVO A VOTOS

A Florida e o Michigan foram punidos pelo Partido Democrático por terem desrespeitado as regras estabelecidas no seio do partido, com o apoio de todos os estados, quanto à data das eleições. As eleições realizadas em Fevereiro passado foram antecipadamente declaradas nulas. Por isso, no Michigan, Obama nem fez campanha, nem figurou nos boletins de votos, ao contrário de H. Clinton. Na Florida ambos os candidatos fizeram campanha e ambos figuravam nos boletins de voto. H. Clinton ganhou, mas a eleição não foi validada, não tendo em consequência sido designados delegados.
Muito por insistência de H. Clinton, que admite ter na Florida apoio maioritário, tem sido feita pressão para que as eleições se repitam. O grande obstáculo à abertura de uma nova campanha é o seu preço. As finanças dos candidatos estão exauridas e uma campanha na Florida não ficaria por menos de 50 milhões de dólares. Por outro lado, tanto o partido a nível estadual, como o partido a nível federal já puseram de parte a possibilidade de a financiar pelas mesmas razões. Surgiu então uma ideia que vai ser apresentada à direcção do partido e que deverá ter uma resposta no próximo dia 12 de Abril: votação por correspondência a 3 de Junho.
Obama, que teme a fiabilidade do voto por correspondência – o passado de eleições na Florida deixa muito a desejar -, não tem muito por onde escolher, já que a outra alternativa é a validação das eleições de Fevereiro. Esta alternativa, que tem sido tentada por H. Clinton e pelos sectores do partido na Florida que a apoiam, nunca colheu até hoje o apoio da direcção central do partido.
A solução que vier a ser encontrada para a Florida valerá muito provavelmente para o Michigan.

Sem comentários: