quarta-feira, 26 de março de 2008

LEMBRANÇAS DA GUERRA FRIA

A PROPÓSITO DO MAIO 68

O Nouvel Observateur, na sua edição em tempo real, está a publicar o dia-a-dia do “Maio de 68”, entre 22 de Março e 30 de Junho, conforme já referi em post anterior. Não deixa de ser interessante, à distância de 40 anos, ler algumas das notícias mais importantes então publicadas pela revista.
Atentemos nesta: “A liberdade de imprensa é essencial”, diz Nicolau Ceausescu. A afirmação terá sido proferida em Bucareste pelo todo-poderoso Primeiro secretário do Partido Comunista da Roménia no decurso de uma reunião de secretários regionais.
A revista francesa transcreve as palavras de Ceausescu sem o menor comentário crítico, mas fá-las anteceder de duas considerações interessantes. A primeira é a seguinte: “Fiel a uma certa independência do seu país face a Moscovo ….”. E a segunda, também interessante, reza assim: ”Note-se que a Roménia não assistiu à conferência que, no sábado passado, em Dresden, reuniu os países do Pacto de Varsóvia...
Ceausescu, muito estimado, principalmente na Europa Ocidental, entre todos os que se opunham a Moscovo, era consabidamente um tirano.

Sem comentários: