sexta-feira, 28 de março de 2008

AS PRIMÁRIAS DO PARTIDO DEMOCRÁTICO - NOVOS DESENVOLVIMENTOS


AS DESVENTURAS DE H. CLINTON

Nancy Pelosi, Presidente da Câmara dos Representantes, não se deixou intimidar com a reprimenda que levou dos apoiantes de H. Clinton, e reiterou, por intermédio do seu porta-voz, o que antes havia afirmado: os superdelegados não devem contrariar o sentido do voto dos delegados eleitos (“pledged”), ou seja, voltou a manifestar-se contrária a qualquer tentativa de “vitória na secretaria”.
Por seu lado, Howard Dean, Presidente do Partido Democrático, em entrevista dada ontem, manifestou as sua preocupação pela forma como a campanha estava a decorrer entre os candidatos democráticos e apelou aos superdelegados para que dêem a conhecer o sentido do seu voto logo a seguir à última primária (Porto Rico, a 7 de Junho). Dean quer evitar uma batalha na Convenção e transformá-la antes numa apoteótica manifestação de apoio ao candidato nomeado para evitar causar mais danos nas fileiras democráticas. É, porém, evidente que esta inocente declaração vai favorecer o candidato que em 7 de Junho tiver mais mandatos.
Segundo se diz nos bastidores da campanha, as chances de H. Clinton obter a nomeação andam entre os 5 e os 10%. Ninguém acredita, no entanto, que ela desista de reverter a situação a seu favor, mesmo que nessa desesperada tentativa arraste o Partido Democrático para a derrota.
A sua derrota pessoal deverá ser, certamente, uma grande frustração. Antes de se suspeitar que este “rapaz afro-americano dos arredores de Chicago” tinha algumas hipóteses de se transformar na grande esperança da América progressista, ela tinha por seguro que as primárias seriam para ela a apoteose de uma carreira longa e friamente preparada que culminaria na Casa Branca. Tudo indica que assim não será. E, nesse caso, vai ter de pôr ao serviço do Senado, na proporção de uma entre cem, a sua grande experiência política adquirida ao longo de quatro décadas, com especial relevo para adquirida nos oito anos em que foi primeira-dama…

Sem comentários: