segunda-feira, 24 de março de 2008

JONH McCAIN ESTEVE POR DUAS VEZES PARA INTEGRAR O PARTIDO DEMOCRÁTICO

AS HETERODOXIAS DE JOHN McCAIN
Segundo a edição digital do NYT, o candidato republicano, nos últimos sete anos, esteve por duas vezes para ingressar nas fileiras do partido democrático.
A primeira vez foi em 2001, depois da eleição de George W. Bush. Não se revendo na política do Partido Republicano, protagonizada pela Administração Bush, o Senador do Arizona terá tido conversas naquele sentido com Edward Kennedy e a John Edwards. O jornal, porém, não contem qualquer confirmação destes Senadores. Apenas uma declaração do antigo líder democrata no Senado, Tom Daschle, que diz: “Ele considerava-se um autêntico pragmático”.
A segunda vez ocorreu em 2004, quando John Kerry se apresentou como candidato democrático na eleição que iria confirmar o segundo mandato de Bush. John McCain ter-se-á oferecido como vice-presidente. Kerry também não confirmou estas conversações, mas o jornal assegura que antigos responsáveis da campanha de Kerry reconheceram que o Senador do Arizona se mostrou disponível para integrar o “ticket” democrático.
As desavenças de McCain com Bush são conhecidas. Na verdade, ele chegou a patrocinar com E. Kennedy o fracassado projecto de lei para regularização da situação de 12 milhões de imigrantes ilegais e foi um dos três senadores republicanos que votou contra a redução de impostos proposta por Bush por não estar acompanhada da conseqüente redução da despesa.
É de admitir que, na actual conjuntura, a revelação destes factos não seja prejudicial a McCain, podendo, inclusive, favorecê-lo, não obstante a irritação que os mesmos seguramente provocarão nas hostes neocons.

Sem comentários: