sábado, 8 de março de 2008

AS ELEIÇÕES NO WYOMING






OS CAUCUS DO WYOMING


Doze delegados é o número de delegados que hoje serão eleitos nos caucus do Wyoming, o estado menos povoado dos Estados-Unidos. Este estado, de forte influência republicana, também chamado “a terra dos cow-boys”, com cerca de meio milhão de habitantes, vai hoje assumir um relevo nunca antes visto, em virtude de estar ao rubro a campanha democrática para a designação do candidato do partido à Casa Branca. Admite-se que os resultados finais sejam conhecidos por volta da uma hora da madrugada, hora de Lisboa.
Evidentemente, que um número tão pequeno de delegados em nada vai influenciar a contagem final, mas do ponto de vista político quem ganhar vai certamente interpretar a vitória como sendo um sinal claro das preferências que o eleitorado agora tem ou manifesta. Interessa ainda dizer que, dos 12 delegados, somente 7 serão eleitos hoje, sendo os restantes 5 designados na convenção local que terá lugar em 25 de Maio.
Wyoming foi o primeiro estado americano a conceder o direito de voto às mulheres, o que tem sido aproveitado pela campanha de H. Clinton para pedir que Wyoming seja novamente pioneiro ajudando a eleger pela primeira vez uma mulher para a Casa Branca,

Sem comentários: