terça-feira, 11 de março de 2008

AS PRIMÁRIAS NO MISSISSIPI


OBAMA DESCARTA SER VICE DE H. CLINTON

Barack Obama classificou hoje de “jogada táctica” a sugestão da sua oponente para a formação de uma lista conjunta. “Não estou a disputar a vice-presidência. Estou a disputar o cargo de Presidente dos Estados Unidos da América”, disse o Senador, durante um comício no Mississípi (33 delegados), um dos estados mais pobres da União, onde amanhã há eleições. E acrescentou: “Não percebo como é que alguém que está em segundo lugar oferece a vice-presidência a alguém que está em primeiro lugar!”.
Barack ironizou ainda, lembrando que Bill Clinton, 1992, havia dito que o único critério válido para a designação do Vice-Presidente é que a pessoa escolhida seja apta para desempenhar as funções de comandante-chefe, caso tenha de substituir o Presidente. “Então, se eles passaram as últimas três semanas a dizer que eu não tinha experiência para aquele cargo, como poderia ser um bom vice-presidente?”
Hillary Clinton, que já fez campanha no Mississípi, está a centrar as suas atenções na Pensilvânia (188 delegados), que tem eleições marcadas para 22 de Abril, onde segundo as sondagens está à frente com 12 pontos de vantagem sobre o Senador de Illinois.
Segundo a CNN, Obama tem neste momento 1527 delegados contra 1428 de H. Clinton e vai também à frente no número de estados ganhos e no voto popular.

Sem comentários: