sábado, 8 de março de 2008

FIM DA CRISE DIPLOMÁTICA NA AMÉRICA LATINA


APERTO DE MÃO PÕE FIM À CRISE


Reunidos na República Dominicana, a pedido do Presidente Leonel Fernandez, anfitrião da XX Cimeira dos Países do Grupo do Rio, os Presidentes da Colômbia, Alvaro Uribe; da Venezuela, Hugo Chávez; do Equador, Rafael Correa; e da Nicarágua, Daniel Ortega, aceitaram iniciar um diálogo amigável que permita encontrar uma solução política para a crise desencadeada pela morte de 22 guerrilheiros das FARC, em território do Equador, por tropas colombianas.

Depois de uma reunião muito agitada, com troca de acusações de toda a ordem, principalmente entre Uribe e Correa, o Presidente da Colômbia declarou que pretendia resolver as suas diferenças políticas com a Venezuela e com o Equador por meios políticos, declaração que foi de imediato aplaudida pelos 18 participantes da Cimeira.

Correa respondeu favoravelmente ao apelo de Uribe, tendo-se este dirigido, acto contínuo, ao lugar onde se encontrava o Presidente equatoriano para o cumprimentar e abraçar. Seguidamente fez o mesmo em relação a Chavez e a Ortega. E assim se encerrou a crise...

Sem comentários: