terça-feira, 11 de março de 2008

A METRÓPOLE QUE NUNCA EXISTIU




MYTHOS GERMANIA

A partir do próximo dia 15 de Março, em Berlim, a exposição Mythos Germania recriará a metrópole do nazismo, idealizada por Hitler e Albert Speer, o arquitecto do Reich, num pavilhão próximo do monumento que hoje homenageia as vítimas do holocausto.
A exposição, que estará aberta até ao final do ano, mostra os planos urbanísticos, concebidos por Hitler e executados por Speer, destinados a mudar radicalmente a cidade de Berlim. Tais planos, que vêm pormenorizadamente descritos nas memórias de Speer, nunca foram concretizados e são ainda hoje, à distância de 70 anos, o exemplo mais acabado da megalomania de Hitler.
A ideia de transformar Berlim numa grande capital mundial levou-a conceber o chamado “Grande Pavilhão” com uma altura de 290 metros e um Arco de Triunfo de proporções gigantescas.
Junto aos projectos de Speer poderá ver-se como tudo terminou: o centro de Berlim destruído e a Teufelsberg (a Montanha do Diabo), uma colina formada pelos destroços dos edifícios destruídos pelas bombas e que ainda hoje é o ponto mais alto da capital.
No estertor do Nazismo, poucos dias da tomada do Bunker pelo Exército Vermelho, Hitler dizia (sem humor) a Speer, na última visita que este lhe fez, que, com a destruição do centro de Berlim, ficava mais fácil a execução do grandioso projecto arquitectónico concebido para transformar a capital (segundo relato de Speer a Joaquin Fest).
Speer, que durante a guerra foi ministro do Armamento, foi julgado em Nuremberga e condenado a 20 anos de cadeia. Morreu em Londres em 1981.

Sem comentários: