quarta-feira, 3 de junho de 2009

ISRAEL E AL QAEDA: A GRANDE CONVERGÊNCIA



OBAMA AMANHÃ NO CAIRO


Barack Obama iniciou hoje uma importante visita aos dois países árabes aliados dos Estados Unidos, Arábia Saudita e Egipto, com o objectivo declarado de dar um passo muito importante no processo de reconciliação dos Estados Unidos com o Islão. É, por isso, aguardado com expectativa o discurso que o Presidente americano amanhã pronunciará na Universidade do Cairo, num acto também patrocinado pela Universidade Al Azhar, uma das grandes referências históricas do pensamento muçulmano.
Ciente de que o conflito israelo-palestiniano é a chave para a resolução da maior parte dos problemas internacionais com que a América se defronta, esta administração tem-se mantido firme na exigência de dois Estados e no desmantelamento dos colonatos. Até ao presente as autoridades judaicas sabiam que as anteriores administrações americanas, nomeadamente as últimas, quando formulavam idênticos propósitos não eram para ser levadas a sério. E a concordância de princípio que as autoridades judaicas condicionalmente exprimiam era do mesmo modo interpretada pelas autoridades americanas. Uma dupla reserva mental subjazia à política americana do Médio Oriente.
Desta vez os judeus estão conscientes de que algo mudou. A ponto de os EUA poderem deixar de apoiar incondicionalmente Israel nas Nações Unidas como sempre tem vindo a fazer desde a Guerra dos Seis Dias. Essa razão por que Israel tudo fará para que a política americana de aproximação aos árabes em particular e ao Islão em geral fracasse. Nesse sentido, Israel trabalhará no terreno e o lobby judaico, na América, onde, é bom não esquecer, Israel continua a ter um grande peso, tanto no capital financeiro (actualmente em crise profunda) como na política, principalmente no Senado.
Pelo seu lado, a Al Qaeda, a quem esta viagem claramente incomoda, faz o possível por alcançar um resultado semelhante ao pretendido por Israel, a ponto de Bin Laden ter emitido uma nova mensagem de mobilização dos combatentes islâmicos contra o grande Satã.