segunda-feira, 3 de março de 2008

A FRAUDE FISCAL NA EUROPA

AINDA O ESCÂNDALO FISCAL NA ALEMANHA

Um forte terramoto fiscal sacode a Europa. Como sempre acontece com os terramotos, os danos são mais extensos e mais graves quanto mais próximo se está do seu epicentro. Se é no Liechtenstein, que em última instância a trama se consuma, embora hoje pareça cada vez mais evidente que quem está por detrás de tudo são os bancos suíços, não deixa de constituir uma vingança histórica o facto de a investigação sobre o dinheiro negro, que o Liechtenstein oculta, ter em Bochum a sua principal sede. Na verdade, esta cidade da bacia do Ruhr, durante tantos anos ponto nevrálgico da industrialização alemã, é uma das que mais tem sofrido com o capitalismo de casino, que tem no Liechtenstein uma das suas bancas mais importantes.
O dinheiro era levado para o Liechtenstein das mais diversas maneiras, embora a mais frequente e a mais segura tenha assentado na cumplicidade dos próprios bancos alemães. Eles transferiam para o Principado grandes somas, como se dinheiro próprio se tratasse, e, tempos mais tarde, enviavam ao banco do Liechtenstein (LGT) os nomes dos depositantes. Depois, o banco do Liechtenstein para cada conta criava uma fundação. Como só o banco e o cliente sabiam de quem era a fundação, o sistema funcionava sem problemas e com total opacidade. Criar uma fundação no Principado é tão fácil como assinar um cheque. Os números são, de resto, arrasadores. O Liechtenstein tem 35 mil habitantes e 50 mil fundações! Nele operam 15 bancos, dos quais 10 são filiais de bancos suíços e austríacos.
A Europa empenhada na fuga ao fisco tem mantido com a Alemanha uma estreita colaboração, que, ao que se supõe, já terá hoje muita mais informação do que a consta do DVD. Só a título de exemplo: em Espanha estão sendo investigadas 100 pessoas, na Itália 150 e na França 200. Em Portugal ninguém fala no assunto. Nem os media, nem a oposição. Pode ser que a administração fiscal esteja a actuar no silêncio do segredo de justiça…

1 comentário:

Bocorny disse...

É, ser dono de banco que é o negócio. na hora de vc negociar com eles eles parecem as pessoas mais corretas do mundo, quando na verdade são as mais suja das raças. Parabéns pelo blog, Abraço, Thales